foto : salatiel assis A Fronteira seca Sete Quedas/Pindoty Pora Py, viveu nesses últimos 13 dias uma situação atípica. A diferença em u...
foto : salatiel assis |
A Fronteira seca Sete Quedas/Pindoty Pora Py, viveu nesses últimos 13 dias uma situação atípica. A diferença em uma hora nos relógios trouxeram algumas dificuldades para quem mora na fronteira.
O Paraguai adotou o horário de verão no último dia 02 de outubro, que foi um sinônimo de preocupação para os comerciantes e os funcionários porque existem muitos brasileiros que trabalham no Paraguai e vice-versa. Para amenizar essa situação os comerciantes do lado paraguaio que sobrevivem principalmente dos turistas brasileiros, adotaram o horário brasileiro até que a situação fique normalizada.Para a empresa de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, isso vai representar dentro de sua área de concessão, que é formada por 73 dos 78 municípios, uma economia suficiente para abastecer a cidade de Ponta Porã durante um mês.
A expectativa é de poupar 9.959 MWH ao longo dos 133 dias do horário especial que o País adota para melhor aproveitar a luz natural, já que neste período os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem utilizada.
Isso proporciona uma redução na demanda máxima do sistema elétrico em função do deslocamento do pico de carga para além do habitual. Esse procedimento alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de eletricidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o consumo de energia é mais acentuado nesta época do ano.
Na região Sudeste / Centro Oeste a expectativa de redução de demanda no horário de ponta, que ocorre entre 17h e 22h, é da ordem de 4,6%, o que para o Sistema da Enersul equivale à demanda no horário de ponta das cidades de Aquidauana e Bonito.
Este ano, o horário de verão tem início à zero hora do dia 16 de outubro e se estende até a zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012.
Nenhum comentário