Segundo o colunista Ricardo Feltrin, do “Uol”, os veteranos da casa entraram na lista dos primeiros demitidos. Isso porque são os que possuem maiores salários.
O canal dos Marinho está em fase de readequação. Ou seja, irá se adaptar ao mercado atual e reduzir gastos. Diversos repórteres e editores já foram mandados embora.
Há, inclusive, alguns profissionais que irão trabalhar como freelancers. Dentre eles, Tino Marcos.
A disputa pelo público matutino é a prova maior do desprestígio da Globo, ameaçada pelos desenhos do SBT e pelo interessante programa Hoje em Dia, da Record. A emissora carioca já patinou várias vezes num terceiro lugar no período da manhã, expondo a decadência de estrelas como Ana Maria Braga.
Programas
em baixa
São visíveis os
sinais de que o público depende menos da Globo para se informar e se distrair.
A debandada atinge novelas (carro-chefe da audiência global), futebol
(sobretudo seleção brasileira), seriados, atrações semanais (como Linha Direta,
Fantástico e Esporte Espetacular) e a programação da manhã.
a Globo, no cômputo
geral, ainda tem mais público que a soma de Record e SBT. A diferença, no
entanto, vai diminuindo. Em 2000, metade dos espectadores sintonizava a Globo.
Atualmente, sua audiência não passa de 43% – e a emissora já começa a correr
para reverter o declínio.
A disputa pelo público matutino é a prova maior do desprestígio da Globo, ameaçada pelos desenhos do SBT e pelo interessante programa Hoje em Dia, da Record. A emissora carioca já patinou várias vezes num terceiro lugar no período da manhã, expondo a decadência de estrelas como Ana Maria Braga.
A
guerra declarada da Globo contra os governos federal, diversos estaduais e
municipal no Rio de Janeiro, provocou uma crise sem precedentes na emissora.
Crise de audiência, crise de credibilidade e principalmente crise financeira.
O desespero para buscar novas receitas e estancar a sangria, faz com que a emissora busque por novos negócios no globo.com,
G1, globo play e merchandising nas novelas.
Saltam aos olhos os prejuízos acumulados pelo terceiro ano
consecutivo. Isso quer dizer que os custos de suas novelas, telejornais e
demais operações foram superiores às receitas, o que salvou a emissora foram os juros de suas aplicações.