Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 272 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 201 casos foram desconsiderados para Covid-19. Destes, onze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 190 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19.
Os 50 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde.
Dois casos suspeitos de Sete Quedas estão em analise aguardando resposta. Os casos não são de suspeita de transmissão comunitária, a desconfiança é devido as pessoas estarem em viagem, e apresentar coriza e febre, mas ainda não se sabe se é gripe ou outro vírus. A previsão é de que o resultado saia nesta terça-feira.
A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.
Segundo a secretaria, são 19 casos confirmados em Campo Grande, um em Sidrolândia e um em Ponta Porã.
Dos 21 casos confirmados, um é de homem de 31 anos que veio da Inglaterra e teve resultado positivo no dia 12 de março; mulher de 42 anos, residente em Sidrolândia, e outro homem de 27 anos, de Ponta Porã, que também havia viajado para Europa. Os outros são de pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas.
Cenário agora – Conforme a SES, há 272 casos notificados, 50 casos suspeitos, que foram notificados de sexta-feira para sábado e que aguardam resultado, 190 casos descartados, 11 excluídos por divergência de sintomas.
Do total de notificações, 200 são de Campo Grande, sendo que 136 descartados, dois excluídos e e 43 aguardam resultado laboratorial.