Saiu na tarde desta terça-feira, 24, o resultado do exame para Covid 19 de um caso suspeito no município de Sete Quedas. A coleta havia sido feita no dia 21 de março, pois o Ministério da Saúde recomenda que o teste seja feito após 7 após o surgimento dos sintomas.
O exame que foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Publica de MS ( LACEN/MS ), acabou acusando NÃO DETECTÁVEL para a infecção por vírus respiratórios para o vírus SARS COV 2 ( COVID 19 ), nas amostras coletadas da Paciente Com Suspeitas de infecção, de 26 anos, moradora em Sete Quedas.
A Paciente Suspeita e Seu esposo ficaram de quarentena desde o momento do surgimento dos sintomas de febre e dores na garganta. Também dois amigos que fizeram a viagem de volta para Sete Quedas, ficaram de quarentena durante esses dias aguardando o resultado dos exames.
Veja a situação do coronavírus no Estado
Segundo a secretaria, são 22 casos confirmados em Campo Grande, um em Sidrolândia e um em Ponta Porã. E agora são 38 casos suspeitos no estado aguardando resultados de exames.
Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas mais de 300 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 201 casos foram desconsiderados para Covid-19. Destes, alguns foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. Outros foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19.
Os casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde.
A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.
Dos 24 casos confirmados, um é de homem de 31 anos que veio da Inglaterra e teve resultado positivo no dia 12 de março; mulher de 42 anos, residente em Sidrolândia, e outro homem de 27 anos, de Ponta Porã, que também havia viajado para Europa. Outro caso de Campo Grande de uma pessoa que esteve na Espanha. Os outros são de pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas.