O IBGE irá criar de um canal telefônico gratuito que permite aos usuários o agendamento das entrevistas do Censo Demográfico 2022.
O Disque-Censo 137 será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de todos os Estados, de acordo com o andamento da coleta e as demandas de cada local.
É possível saber se o Disque-Censo está disponível nos municípios por meio do site da pesquisa (censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html). A ligação para o número 137 é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8h às 21h30.
Ao receber a ligação no Disque-Censo, o atendente do IBGE pede que o morador se certifique de que nenhuma outra pessoa no domicílio respondeu ao levantamento, pois basta que uma delas forneça as informações para todos os residentes de um endereço. A partir da conferência no banco de dados, o profissional diz ao morador se o local consta como visitado ou não.
O atendente relata que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.
As entrevistas do Censo começaram em 1º de agosto. Inicialmente, o IBGE planejava o término da coleta para outubro, mas o prazo foi estendido para janeiro do próximo ano. Ou seja, a operação pode levar seis meses para ser concluída, o dobro da previsão inicial (três meses).
O IBGE teve dificuldades para contratar e manter os recenseadores em campo. Parte desses trabalhadores temporários reclamou de atrasos nos pagamentos e de valores menores do que os esperados ao longo da coleta.
O instituto avalia que as recusas de parte da população em responder aos questionários também prejudicaram o avanço da pesquisa.