Responsive Ad Slot

BOLETIM DA REGIÃO

BOLETIM DA REGIÃO

Manifestante invadem Brasília, e depredam STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

/ Nova Mídia

Manifestantes inconformados com o resultado das eleições de 2022, invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) no inicio da tarde deste domingo, 09.

A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida.  

Imagens mostram que o efetivo de policiais militares que estava nas proximidades do Congresso Nacional usou sprays de pimenta em uma tentativa sem sucesso de conter os manifestantes.

O Congresso Nacional foi invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa. 

Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis.

O secretário de  do Governo do Distrito Federal, Anderson Torres, que se encontra nos Estados Unidos, disse, via Twitter, ter determinado ao setor de operações "providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília".

O número de presos pelas depredações às sedes dos Três Poderes em Brasília supera 400, informou na noite de hoje (8) o governador do , Ibaneis Rocha (MDB). E disse estar trabalhando para identificar todas as pessoas que participaram da manifestação que se transformou em depredação.

LULA DECRETA INTERVENÇÃO FEDERAL NA SEGURANÇA DO DF

Nomeado interventor na segurança pública do Distrito Federal, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, informou que está acompanhando pessoalmente a dispersão dos vândalos da Esplanada dos Ministérios. A Polícia Militar e a  de Segurança fizeram os manifestantes recuarem em direção à rodoviária do Plano Piloto.

ALEXANDRE DE MORAES AFASTA GOVERNADOR DO DF

Durante a madrugada desta segunda-feira (9), após a invasão ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e a sede do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

O afastamento será de 90 dias e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão do (PP), irá assumir o cargo. O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que a decisão de Moraes é "necessária e indispensável ao restabelecimento da normalidade institucional", segundo nota divulgada pelo portal UOL.

O ministro apontou o descaso e a conivência do governo de Ibaneis com a organização dos manifestantes. De acordo com Moraes, a responsabilidade do ex-secretário de segurança pública Anderson Torres está sendo investigada. Torres foi exonerado do cargo ainda no domingo (8). 

 

Além do afastamento de Ibaneis, o ministro determinou a desocupação e dissolução total, em 24 horas, dos acampamentos nas imediações dos quartéis-generais e outras unidades militares e prisão em  de seus participantes.

 e bloqueio de todos os ônibus identificados pela PF (Polícia Federal) que trouxeram os manifestantes para o Distrito Federal; como também a desocupação em até 24 horas de todas as vias e prédios públicos estaduais e federais de todo o país. 

Também foi determinada a proibição imediata, até o dia 31 de janeiro, de ingresso de qualquer ônibus e caminhões com manifestantes no Distrito Federal. 


BOLSONARO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou suas  para criticar as invasões realizadas por manifestantes em Brasília na tarde deste domingo (8). 

Bolsonaro afirmou que as “depredações e invasões de prédios públicos” ocorridos hoje “fogem à regra”. O ex-presidente também afirmou que os atos se assemelham aos “praticados pela esquerda”. 

Bolsonaro disse repudiar as acusações atribuídas a ele pelo “atual chefe do executivo do Brasil”.


Mais
© Fronteira Agora
Todos os direitos reservados.