Responsive Ad Slot

BOLETIM DA REGIÃO

BOLETIM DA REGIÃO

25 de Setembro: Dia Nacional do Radio. Pesquisas mostram que mais de 80% da população ouve radio todos os dias

domingo, 24 de setembro de 2023

/ Nova Mídia



Hoje, 25 de setembro, o Brasil comemora o Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão. A data foi escolhida em homenagem a Edgar Roquette-Pinto, uma figura notável que desempenhou um papel fundamental na história da radiodifusão no país. Médico, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta, Roquette-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, posteriormente conhecida como Rádio MEC, quando foi doada ao Ministério da Educação em 1936.


A invenção do rádio permitiu que a humanidade se comunicasse de continente a continente, revolucionando a forma como interagimos globalmente.


Em 2022, a primeira transmissão de rádio no Brasil completou 100 anos, e os acontecimentos de setembro de 1922 marcaram o início de uma nova era nas comunicações, educação, cultura e política no País. Um século depois de seu surgimento, o rádio se mantém como um meio de comunicação presente no dia a dia da população e se recria em novos formatos, como o podcast ou videocast.


O rádio teve um papel importante na educação, em uma país majoritariamente rural e de maioria da população analfabeta. De acordo com o Censo de 1920, década em que o rádio começou a ser operado em terras brasileiras, 64,9% da população de 15 anos ou mais não sabia ler ou escrever.


O rádio informa, gera conexão e leva entretenimento aos quatro cantos do mundo. Nesta data, a gente celebra esse meio centenário que está mais atual do que nunca.

Ele acompanha os avanços do mundo moderno em que vivemos e assim se fortalece, mas sem deixar de ser democrático. Os números estão aí para confirmar a presença diária do rádio na vida da população:


Opinião de quem ouve:


Os dados acima, divulgados no último dia 20 pela Kantar IBOPE Media, refletem a consolidação do rádio ao passar das décadas. As inovações não o ameaçam: ele se une a elas para chegar cada vez mais longe.

Mais
© Fronteira Agora
Todos os direitos reservados.