Cerca de 80 alfabetizando receberam os certificados do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que teve a duração de 08 meses, na qual as aulas começaram no ano de 2013.
A reunião para a comemoração foi na última sexta-feira (21), no Centro Conviver da Melhor Idade. Estiveram presentes vários alunos, as alfabetizadoras, o prefeito municipal, José Gomes Goulart “Casé”, o secretario de educação, Orlando Gonçalves, o presidente da Câmara de vereadores, Odinei Costa Sobrinho, e o representante do sindicato dos professores, Elizeu Gomes da Silva.
Na etapa PBA de 2013, o programa contou com 11 alfabetizadoras e 13 turmas localizadas em diversos pontos da cidade. O programa trabalha a educação de jovens a partir de 15 anos de idade, adultos e idosos considerados analfabetos.
O Brasil Alfabetizado é um programa criado pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a missão de superar o analfabetismo no Brasil. o programa atua por meio de convênios com várias parcerias entre o MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e conta com a adesão dos municípios para implantação do programa.
Patrícia Bortolotto e Elizabete Rodrigues de Almeida, são coordenadoras do programa e durante a reunião agradeceram a presença de todos. “Estamos muito felizes por termos vencido mais uma etapa desse aprendizado, parabéns a todos que deixaram suas casas para buscar mais educação, buscar o aprendizado”, disse Patrícia.
O prefeito Casé elogiou o trabalho da secretaria de educação e disse, “que bom ver essas pessoas que algumas com idade mais avançada ainda buscam aprender, é por isso que a prefeitura investe na educação, busca melhores condições a todos, desde o recém- nascido até os mais idosos, parabéns a todos que estiveram estudando e aprendendo”, destacou.