A jovem Letícia Isabelle (20), da cidade de Sete Quedas, a única mulher na disputa da 1ª etapa do Campeonato Sul-mato-grossense de Velocross, realizada no último domingo (27), em Caarapó, supera os homens e chega em 2º lugar na categoria “Senior”. A prova contou com a presença de cerca de 90 pilotos de todo o estado de Mato Grosso do Sul e aconteceu na pista do balneário Ayrton Senna da Silva.
Segundo o organizador do evento em Caarapó, o empresário Aldecir Roberto Fernandes, a competição foi disputada ainda nas seguintes categorias: Nacional, Open, Júnior (antiga “Mirim”), Cadete e Pratas da Casa.
Questionada pela reportagem do CaarapoNews, sobre a ideia de correr de moto, a piloto disse que ainda muito jovem um dia estava com o seu pai assistindo a um treino de corrida e de repente começou a achar aquilo bonito
e ao mesmo tempo se interessar pelo esporte. “Falei para minha família sobre o meu interesse e não demorou o meu pai já providenciou a compra de uma motinha, sendo aí o início de tudo", observou.
“Após uma semana de uso já comecei entrar na pista de moto Tabajra. A maioria pensava que eu não iria andar bem porque não sabia nem frear direito. Mas fui treinando cada dia mais, meu pai me incentivando sempre, pois o mesmo é um apaixonado por esse esporte e tudo foi se encaminhando. Com o tempo fui trocando de moto fui para uma YZ, depois para a CRF, na qual fui campeã estadual pela primeira vez”, enfatizou Letícia.
“No ano seguinte tive a infelicidade de quebrar o fêmur o que me custou ficar seis meses parada sem poder andar. Mas após esse período já estava em cima da moto de novo e de lá pra cá não consegui mais parar, sendo assim mais de oito anos”, observou a piloto.
Questionada sobre os problemas de rejeição ou de preconceito, a mesma disse que por parte da família sempre teve o apoio total dos mesmos. “Agora com relação a disputa com os homens tem uma minuria que não aceita perder para a mulher, mas no geral muitos me respeitam e são meus amigos. A competição é dentro da pista, lá fora nos entendemos muito bem”, disse Letícia.
Letícia confidenciou também que se espelhou na piloto Mariana Baube, que hoje não está mais pilotando.
Letícia disse ainda que começou a correr com 11 anos, época que teve a primeria moto. Já a competir de verdade tudo começou quando a mesma tinha 12 anos.
Indagada sobre os seus projetos para o futuro, Letícia disse que a prioridade é terminar o curso de fonoaudiologia em Cascavel/PR, o qual a mesma está no último ano, e depois procurar exercer sua profissão, mas porém sem abandonar o esporte, mesmo porque a piloto tem o seus patrocinadores. “Vai depender apenas de acharmos uma forma de conciliar a vida profisional e a minha paixão pela moto”, comentou.
Com ralação a participação da piloto em outras corridas, Letícia disse que só participa do Campeonato Brasileiro de Velocross, quando a competição é realizada nos estados de MS ou no Paraná, por conta dos estudos. “Já fui campeã na categoria Baton de Velocross no Paraná e também participei de outras etapas no vinzinho país do Paraguai”, falou.
A piloto de Sete Quedas disse ainda que gostou muito da pista de Caarapó, pois a mesma é muito técnica. “Além de parabenizar os organizadores e agradecer a presença do público presente, quero fazer um agradecimento especial aos seguintes patrocinadores: KC Constructora, Aline calçados, Café Parreira, Madeireira Santa Rosa e Sedran motos”, finalizou Letícia Isabelle.
A prova foi relaizada pela FEMEMS (Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso do Sul). Com informações de Maycon Chaves