Responsive Ad Slot

BOLETIM DA REGIÃO

BOLETIM DA REGIÃO

Fazenda de Paranhos Tem Sede Invadida por Indigenas

quinta-feira, 7 de maio de 2015

/ Nova Mídia

Proprietário aguarda ação da PF e da Força Nacional para reintegração de posse

Na semana passada, dia 29 de abril, uma fazenda localizada no município de Paranhos foi invadida por um grupo de aproximadamente 100 indígenas, conforme informou o proprietário Firmino Aurélio Escobar.
De acordo com o produtor, os indígenas trancaram a estrada, invadiram a fazenda e impediram que os funcionários saíssem do local. “Eles estão armados, ameaçaram os funcionários e deixaram eles presos  das 14 até as 23 horas”, conta.
O boletim de ocorrência com a denúncia do impedimento de acesso à propriedade foi registrado na Polícia Civil do município na segunda-feira, dia 4 por um dos trabalhadores da propriedade.
De acordo com o boletim de ocorrência "os indígenas estão abordando todos os indivíduos que passam pela estrada naquele local e que os mesmos estão armados e realizando vistoria nas pessoas e veículos que por lá transitam, muitas vezes impedindo a passagem dos trabalhadores rurais daquela região e apontando armas para as pessoas".
Tentando buscar providências contra a invasão, o produtor Firmino Aurélio Escobar protocolou um requerimento anexando todos os boletins de ocorrência junto ao MPF – Ministério Público Federal  e a Polícia Federal.
Histórico
As invasões da Fazenda São Luiz começaram em 2010, quando os indígenas ocuparam 30 hectares. Atendendo a um pedido do Ministério Público Federal, os proprietários permitiram a permanência do grupo, sendo que foi construída até mesmo uma escola para as crianças no local. Em 2012, os indígenas ampliaram a invasão para 300 hectares e agora tomaram posse da sede da fazenda. Esta é a oitava propriedade invadida na região, onde os indígenas pretendem formar a Terra Indígena Arroio-Korá, na fronteira com o Paraguai.
Com 1,6 mil hectares, a propriedade é considerada modelo de produção na região, sendo uma das primeiras a implantar a agricultura na fronteira e trabalhando atualmente no sistema agrosilvipastoril. A propriedade é da família Escobar desde 1882, conta o produtor, quando as terras da fazenda foram concedidas ao bisavô, Miguel Escobar, depois da Guerra do Paraguai.
Mato Grosso do Sul possui atualmente 84 propriedades rurais invadidas por indígenas, segundo as informações da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
Fonte: Assessoria com informações da Famasul
- See more at: http://www.sramambai.com.br/noticias.php?cdMateria=135#sthash.diDgo0mi.dpuf
Mais
© Fronteira Agora
Todos os direitos reservados.