A polícia Civil de Paranhos em conjunto com a Polícia Militar efetuou na manhã desta quarta-feira, 02, a detenção em flagrante de indígenas...
No momento do flagrante a reportagem do Jornal A Gazeta esteve acompanhando e registrando os fatos. O fato chegou ao conhecimento da polícia civil através de uma denúncia do proprietário da área, através do seu administrador, Lauro Openkoski, que vem presenciando os atos de vandalismo na propriedade já há algum tempo, conforme relatou.
Dois indígenas foram detidos e encaminhados para os procedimentos cabíveis até a Delegacia de Polícia de Paranhos. A Estância Santa Ana tem cerca de 40 alqueires de área e fica localizada ao lado da Aldeia Potrero Guaçu, que é habitada por cerca de 500 pessoas. Segundo relato do caseiro da propriedade, alguns índios oriundos do Paraguai, que vem para residir na aldeia, é que são os maiores responsáveis pelo vandalismo.
Nos últimos seis meses, conforme relato de Lauro, vem ocorrendo diversos atos de vandalismo na propriedade, causado pelos índios, entre eles roubo de galinhas, de roupas, de mandioca e milho, e até de vacas, sendo constatado o abate de pelo menos 4 cabeças. A situação vem só piorando com o passar dos meses. Há cerca de três meses os índios destruíram uma casa de madeira e parte de uma mangueira. Os proprietários temem pelo prejuízo e também pela integridade física dos moradores da área que sentem-se ameaçados.
Nenhum comentário