Responsive Ad Slot

BOLETIM DA REGIÃO

BOLETIM DA REGIÃO

Popó faz despedida contra Michael Oliveira

sábado, 2 de junho de 2012

/ Nova Mídia

No duelo de gerações, tetracampeão mundial enfrenta o campeão latino dos médios do WBC, neste sábado, em Punta del Este, no Uruguai

Caztaz Popó x Michael Oliveira (Foto: Divulgação) 
Michael e Popó se enfrentam no duelo que ficará na
história, segundo cartaz da luta (Foto: Divulgação)
O mundo está prestes a ver uma história de cinema virar realidade. Em "Rocky Balboa", sexto e último filme do fictício campeão mundial, o personagem de Sylverter Stalone retorna ao boxe para enfrentar a estrela Mason Dixon. Na "versão brasileira", o tetracampeão mundial Acelino "Popó" Freitas, que estava aposentado, volta ao ringue neste sábado, em Punta del Este, no Uruguai, para sua última luta, contra Michael "Rocky" Oliveira, campeão latino dos pesos médios do Conselho Mundial de Boxe (WBC).
O apelido de Michael não se trata do personagem vivido por Sylvester Stallone nas telonas. Na verdade, o espelho é Rocky Marciano, que foi campeão mundial dos pesos pesados e terminou sua carreira sem uma derrota sequer, após 49 vitórias. No adeus de Popó, Rocky mesmo é o próprio baiano de 36 anos.
No cinema, o lutador coloca as luvas uma última vez após receber uma proposta de luta-exibição do empresário de Dixon. Já entre Popó e Michael, a marcação do duelo foi muito mais tensa. Desafiado pelo boxeador de 22 anos, o baiano de 36 quis presentear o filho Popozinho, que nunca o havia visto lutar. Porém, o confronto tomou proporções de disputa de cinturão mundial, e os pugilistas trocaram farpas diversas vezes, culminando na confusão durante a pesagem desta sexta-feira.
Nascido em São Paulo, Michael Oliveira foi morar com os pais ainda bebê nos Estados Unidos e tem uma vida satisfatória financeiramente. Por causa disso, o jovem é vítima de preconceito entre alguns nomes do boxe, justamente por não vir de camadas pobres da população, como a maioria dos pugilistas no Brasil.
Pesagem Popó x Michael Oliveira boxe Punta del Este (Foto: Divulgação)Depois de cinco anos, Popó volta a encarar um adversário no boxe (Foto: Reprodução / Twitter)
Na ficção, o duelo é vencido por Dixon na contagem de pontos. Para o duelo da vida real, tanto Popó quanto Michael garantem que o combate não chegará ao 10º round. O baiano já mostrou seu desejo de deixar o adversário o mais machucado possível antes de dar o golpe final. O jovem pugilista, por outro lado, se diz pronto para ser o novo ídolo brasileiro na modalidade e, segundo o técnico Orlando Cuellar, Michael vai surpreender o mundo.
Popó foi tetracampeão mundial em duas categorias diferentes. O baiano se tornou dono do cinturão dos super-penas da Organização Mundial de Boxe (WBO) em 1999 e adicionou o da Associação Mundial de Boxe (WBA) em 2002. Em seguida, foi campeão dos leves da WBO em janeiro de 2004 e, após ter sido derrotado em agosto do mesmo ano, recuperou o título em 2006. Na última luta profissional, em abril de 2007, o brasileiro perdeu para o americano Juan Díaz. Foram 38 vitórias (sendo 32 por nocaute) e apenas duas derrotas na carreira.
Michael Oliveira tem duas conquistas de menor expressão em relação a um título mundial. O brasileiro foi campeão latino interino dos super-médios do WBC em março de 2011. Em julho do mesmo ano, se tornou dono do cinturão latino dos médios da organização. O boxeador está invicto na carreira, com 17 vitórias (sendo 12 por nocaute).
Mais
© Fronteira Agora
Todos os direitos reservados.