Um mês após o início do inverno, uma frente fria deverá causar chuva e, junto com uma massa de ar polar, derrubar as temperaturas a partir de segunda-feira em Mato Grosso do Sul. O sul-mato-grossense deverá tirar os casacos do guarda-roupa por um bom tempo, já que serão 12 dias seguidos de muito frio e até com geada na região sul de MS. A temperatura deverá cair para zero grau na região sul do Estado, na região de Sete Quedas.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima de e dos Recursos Hídricos) o tempo começa a mudar com chuva no Centro-Norte e o volume estimado é de 10 milímetros. Na região Centro-Sul deve chover pelo menos 20 milímetros, o que vai fazer a massa de ar ficar bastante úmida.
Segundo a meteorologista do Cemtec, Cátia Braga, a frente fria vem acompanhada de chuva e depois do tempo chuvoso vem à massa de ar polar com muita intensidade e velocidade. “Nós vamos passar por um fenômeno chamado friagem, onde as temperaturas ficam baixas no Estado, inclusive em todo Centro-Oeste”, explica. Depois do período de chuva, a umidade relativa do ar volta a baixar e os dias serão de sol, mas com muito frio. “Nós estamos em um mês bem atípico, pois a temperatura deveria estar mais baixa”, diz.
Em Ponta Porã, também chove no sábado e domingo e a temperatura deve ficar entre 10ºC e 4ºC na segunda-feira e na terça-feira os termômetros devem registrar 0ºC, temperatura mais baixa do ano.