Índios comemoram (NICANOR COELHO) O professor Aguilera de Souza foi eleito o primeiro vereador indígena de Dourados. Ele foi eleito com 1...
Índios comemoram (NICANOR COELHO)
Aguilera, da etnia Ñandeva – Guarani tem 37 anos de idade é formado em Pedagogia, casado e pai de três filhos. Atua como professor na Rede Municipal de Ensino e no curso de Pedagogia da Unigran. O novo vereador é membro da Igreja Evangélica “Providencia de Deus”, criada na própria reserva de Dourados.
O professor é da mesma linhagem do grande líder indígena morto em 1983, Marçal de Souza, Tupã-Y, o Deus Pequeno. O pai de Aguilera é sobrinho de Marçal que está enterrado no Cemitério Santo Antonio de Pádua.
Aguilera realizou uma carreada nesta segunda-feira a partir das 16h pelas principais estradinhas da Reserva Indígena de Dourados, passando pelas Aldeias Jagurapiru e Bororó. Dezenas de carros, motocicletas e até mesmo bicicletas acompanharam o vereador na comemoração. “Não quero ser vereador apenas pelo salário e não quero transformar meu mandato num emprego”, disse o professor Aguilera ao anunciar que vai desenvolver um mandato em benefício aos índios das aldeias de Dourados sem que isso o transforme em um “vereador indigenista”.
Aguilera afirmou que pretende ser um político diferente. “Vou ouvir primeiro as reivindicações do meu povo para depois levar para fora das aldeias”, disse o vereador que dentre suas propostas vai lutar para a criação de uma Secretaria para Assuntos Indígenas.
Fonte: Dourados News
Nenhum comentário