Responsive Ad Slot

BOLETIM DA REGIÃO

BOLETIM DA REGIÃO

Setequedense ganha prêmio escolar na Itália

terça-feira, 17 de julho de 2012

/ Nova Mídia
Daiane Celeri, moradora de Sete Quedas, filha de Edson Celeri, morador de Sete Quedas que foi para a Itália em 2007 com a família. A matéria saiu em um Jornal Italiano de grande circulação, e destacava as notas de Daiane e outros alunos do pais. Destaca também a sua origem na cidade de Sete Quedas, Brasil e como foi parar na Itália com seus familiares e as dificuldades para conseguir estudar e a facilidade que teve para aprender a falar italiano. Veja trechos da Matéria.  
"Quem suou além da média para alcançar o 'cem' foi Daiane Celeri, brasileira residente na cidade de Villa Bartolomea (Verona) inscrita no curso de prótese dentária no Instituto Fermi-Euganeo. Daiane chegou no Veneto cinco anos atrás, que o seus bisavôs haviam abandonado no início de 1900 para tentar a sorte na América do Sul. Até 2007, a garota vivia em Sete Quedas (MS), e obviamente falava somente o português. 'Os meus pais, que no Brasil trabalhavam como chapeador e dona de casa, decidiram trazer minha irmã e eu à Itália para obter um diploma de estudos' explica a brasileira 'e nos garantir um futuro melhor'. A mãe trabalha em uma fábrica em Badia Polesine e o pai em uma oficina em Rovigo. A irmã de 18 anos frequenta o mesmo curso de Daiane com notas brilhantes como as da irmã. Em seis meses Daiane aprendeu a falar o italiano e percorrendo 80km por dia, alcançou o próprio objetivo tão desejado. 'Agora quero prestar o vestibular para odontologia ou para um outro curso na área sanitária. Se não for bem volto para o Brasil pois este diploma apre muitas estradas."
 Segundo Daiane o "esame di maturità", e um exame onde todos estudantes que frequentam o ensino médio na Itália devem fazer ao terminar o quinto ano, com este diploma o estudante há duas opções: iniciar uma faculdade ou simplesmente começar a trabalhar (pois a maioria das escolas aqui são profissionalizantes)." Eu por exemplo frequentei o curso de prótese dentária" finaliza Daiane.
Depois disso foram evidenciados outros estudantes de vários cursos da cidade de Este (Pádua) que também tiveram bons resultados com o "esame di maturità"
Mais
© Fronteira Agora
Todos os direitos reservados.