Carne clandestina (EGÍDIO VIEIRA)
A coordenadoria da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Iguatemi tem intensificado o trabalho de fisbvalização e última semana recebeu uma denúncia anônima sobre a venda de carne bovina e suína sem origem num determinado comércio de Iguatemi.
Ao comparecer no local, os agentes da Vigilância Sanitária constataram a veracidade na denúncia e procedeu a apreensão de toda a carne exposta à venda neste estabelecimento comercial. Além da apreensão, os agentes aplicaram uma multa no comerciante pelo crime cometido contra a saúde pública.
Foram apreendidas nesta autuação, aproximadamente 130 kg de carne, entre elas, 80 kg de carne bovina e 50 kg de carne suína (porco). Segundo a coordenação da Vigilância Sanitária local, as carnes apreendidas não foram submetidas à inspeção sanitária, com carimbo do SIM – Sistema de Inspeção Municipal, SIE – Sistema de Inspeção Estadual ou do SIF – Sistema de Inspeção Federal, todos estes, órgãos fiscalizadores sanitários que atuam neste segmento. “O perigo para quem consome este tipo de carne é muito grande, considerando que o consumidor pode ser contaminado com doenças como tuberculose, sisticercose e até mesmo butolismo, além de ser um crime grave contra a Lei do Consumidor” esclareceu o coordenador da Vigilância Sanitária de Iguatemi – Paulo do Amaral Freitas.
O comerciante flagrado vendendo estas carnes sem procedência foi multado em 255 UFERMS e irá responder por crime contra o consumidor, podendo perder o alvará sanitária e com isso deverá ser obrigado a fechar seu estabelecimento.
As denúncias poderão ser feitas na Vigilância Sanitária de Iguatemi que fica localizada na avenida Jardelino José Moreira, em frente ao Terminal Rodoviária de Iguatemi.
Fonte: Sulnews