Responsive Ad Slot

BOLETIM DA REGIÃO

BOLETIM DA REGIÃO

“FUNAI estimula conflitos de terras em MS”, diz Senador igueiró

terça-feira, 12 de março de 2013

/ Nova Mídia

Figueiró apresenta projeto para construir estradas em MSO senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) denunciou a atuação, que considera equivocada, da FUNAI na mediação dos conflitos entre indígenas e produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o problema fundiário tem sido denominado como “a questão palestina do estado”. Em discurso no Plenário, nesta terça-feira (12), Figueiró disse que a FUNAI tem atuado como a principal estimuladora dos confrontos de terras em MS.
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) denunciou a atuação, que considera equivocada, da FUNAI na mediação dos conflitos entre indígenas e produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o problema fundiário tem sido denominado como “a questão palestina do estado”. Em discurso no Plenário, nesta terça-feira (12), Figueiró disse que a FUNAI tem atuado como a principal estimuladora dos confrontos de terras em MS.
“A FUNAI diz agir conforme preceitos constitucionais, mas por meio de caminhos burocráticos obscuros, estimula comunidades indígenas a adotar o confronto como forma de luta pela terra”, disse.
Ao comentar como o processo demarcatório acontece em MS, Figueiró explicou que “a FUNAI faz a vistoria e a própria FUNAI emite o parecer sobre o trabalho que ela mesmo fez. Ela realiza o relatório antropológico e estabelece os motivos da demarcação de terra. Ou seja: é como se a raposa criasse as regras sobre como saqueará o galinheiro, sem qualquer contestação ou contraditório por parte dos donos das galinhas”, criticou.
O parlamentar pediu providências urgentes das autoridades federais porque, segundo ele, o clima está muito tenso e sob risco de uma tragédia iminente.
“Temos a impressão de que a cada acontecimento trágico, que não avançamos, que o radicalismo de ambos os lados é incontrolável. A cada morte que ocorre nas áreas de conflito – notadamente nos municípios do sul do Estado – mobilizam-se esforços para encontrar saídas institucionais”.
 Assessoria de imprensa
Mais
© Fronteira Agora
Todos os direitos reservados.