Implantação da academia
A implantação dessa Academia de Saúde é resultado de parceria entre o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e a prefeita Marta Araújo. O parlamentar é o autor dos recursos, na ordem de R$ 80 mil, que custeiam as obras. Outros R$ 20 mil são de contrapartida da Prefeitura, que é a executora do projeto.
De acordo com Geraldo Resende o programa "Academias da Saúde" tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividades físicas, de lazer e modos de vida saudáveis.
As academias terão espaço externo coberto destinado a atividades coletivas a práticas corporais, atividade física, artes e reuniões em grupo. Toda a parte interna terá equipamentos para exercícios como barras de flexão, fixas, pranchas para exercícios abdominais e espaldar. Haverá orientação de médico e profissional de Educação Física. "Priorizei esta ação porque entendo a necessidade de se criar estruturas onde as pessoas possam praticar atividades físicas que propiciem uma vida mais saudável, combatendo, por exemplo, a obesidade, que é uma verdadeira epidemia em nosso País. As pesquisas mostram que 48,5% da população brasileira está obesa e isto preocupa devido as doenças principalmente cardíacas", explica o parlamentar, que também é médico.
TRABALHO
Além da Academia de Saúde, Geraldo Resende já garantiu diversas obras para Eldorado, em diversas áreas. Atualmente, encontra-se em andamento a construção da unidade Básica de Saúde do Bairro Cerâmica. A obra, em adiantado estágio já está com 80% dos trabalhos concluídos. Outros três postos de saúde estão sendo ampliados com recursos viabilizados por Geraldo Resende: Porto do Morumbi, Posto da família Rural, Manoel Gomes da Silva e a Unidade Básica de Saúde da Família Osvaldo Turquino.
A unidade de Saúde Fernando Sampaio Conti, está sendo reformada para atender o Programa Saúde Bucal. O parlamenter também garantiu recursos que vão custear a pavimentação asfáltica na Avenida Brasil, Rua Dourados, Rua Maracaju, Rua Venceslau da Silva, Coronel Valencio Brum e Florisvaldo Bessa, no Jardim do Ipê. A frente de asfalto ainda não foi iniciada tendo em vista que o projeto está em análise no Ministério da Integração.
MAIS ACADEMIAS
Ao todo Geraldo Resende garantiu 65 Academias de Saúde para os municípios de Mato Grosso do Sul. Destas, 21 estão em fase de execução, outras 30 estão em fase de análise dos projetos e 13 devem iniciar nos próximos dias.
Incluindo a emenda e os recursos de programação, 47 cidades serão beneficiadas com a construção das academias, assim distribuídas: Amambai, Anaurilândia, Antonio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu (duas), Batayporã, Bodoquena, Caarapó (três unidades), Campo Grande (duas), Cassilândia (duas), Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá (duas), Costa Rica, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados (dez), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã (duas), Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Miranda, Mundo Novo, Naviraí (duas), Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante (duas), Ribas do Rio Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru e Vicentina.
TEXTO - VALÉRIA ARAUJO
Fonte: Sulnews