Vilson Nascimento
Dois agentes da Polícia Federal, segundo as informações, lotados na Delegacia de Naviraí, trocaram tiros com militares do exército do Paraguai, no final da tarde dessa quarta-feira (24) em Japorã.
Segundo o Boletim de Ocorrência lavrado pela Polícia Militar de Japorã, que acompanhou o caso, o confronto aconteceu por volta das 18h50 na linha internacional que separa os dois países, próximo a cidade de Japorã.
De acordo com o BO, os policiais federais, abordo de uma pick-up Montana cor preta e com giroflex ligado, estavam perseguindo dois veículos pela linha internacional, quando ocorreu o confronto.
Segundo teria relatado os policiais federais à PM, os carros perseguidos se deslocavam do lado paraguaio da fronteira. Já eles estariam do lado brasileiro, quando foram surpreendidos já a tiros pelos militares paraguaios.
Durante o confronto os policiais brasileiros teriam abandonado a Montana, que, além do giroflex, não apresentava nenhuma outra identificação identificando ser da polícia, e se embrenharam em uma mata.
Logo cerca de 15 homens, tanto do exército como da Polícia Nacional do país visinho, teriam se aglomerado no local e levado a pick-up para o lado paraguaio na fronteira com os objetos que estavam sem seu interior, entre eles, coletes a prova de balas da Polícia Federal, uma metralhadora e até granadas.
Paraguaios tentaram negociar devolução
Segundo consta no Boletim de Ocorrência, após levarem o veículo para seu lado da fronteira, o exército e a Polícia Nacional teriam tentado insistentemente fazer os agentes federeis cruzarem para o lado paraguaio para negociar a devolução do carro com os equipamentos, porém eles foram orientados pelos PMs a não ir até o local sob pena de serem detidos pelas autoridades paraguaias.
De acordo com a PM, outro veículo descaracterizado, um Gol, cor prata, passou pelo local e recolheu os PFs.
Já a Montana com os equipamentos dos policiais brasileiros foram levados para a cidade de Salto Del Guairá, no Paraguai, que fica a aproximadamente 30 quilômetros de distância.
Para a imprensa daquele país, a polícia paraguaia disse que foram os brasileiros que invadiram o Paraguai durante a perseguição aos veículos, que acabaram fugindo.
Fonte: A Gazeta News